Covid-19 / Hipertensão

❤️ A hipertensão arterial (HA) é caracterizada pelo aumento anormal da pressão arterial (PA) que faz o sangue circular pelas artérias. Dessa maneira, o aumento da pressão arterial faz com que a parede das artérias fiquem hipertrofiadas (aumentam a espessura), impedindo o fluxo natural da circulação.

O tratamento não medicamentoso envolve:
🔹controle ponderal;
🔹medidas nutricionais;
🔹prática de atividades físicas;
🔹cessação do tabagismo;
🔹controle de stress.

💣 A inatividade física tem sido considerada “o maior problema de saúde pública” por ser o mais prevalente dos fatores de risco e a segunda causa de morte no mundo.

🎯 A prática regular de atividade física (AF) pode ser benéfica tanto na prevenção quanto no tratamento da HA, reduzindo ainda a morbimortalidade. Indivíduos ativos apresentam risco 30% menor de desenvolver HA que os sedentários, e o aumento da atividade física diária reduz a PA.

📚 A recomendação é de que inicialmente os indivíduos realizem atividades leves a moderadas. Somente após estarem adaptados, caso julguem confortável e não haja nenhuma contraindicação, é que devem passar às vigorosas.

🏋🏻‍♀️ Em relação aos exercícios resistidos, recomenda-se que sejam realizados entre 2 e 3 vezes por semana, por meio de 1 a 3 séries de 8 a 15 repetições, conduzidas até a fadiga moderada (parar quando a velocidade de movimento diminuir). Em hipertensos, a sessão de treinamento não deve ser iniciada se as pressões arteriais sistólica e diastólica estiverem superiores a 160 e/ou 105 mmHg respectivamente.

🚨 Recomenda-se a avaliação médica antes do início de um programa de treinamento estruturado, assim
como a interrupção das atividades na presença de sintomas.

Fontes: Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020

https://conteudo.omronbrasil.com/
hipertensao-e-atividade-fisica/

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002010000500007
.
.
.
#covid19 #obesity #diabetes #hipertensos #santamaria #crossfitbrazil #crossfittraining #weareone